A - O QUE É CIÊNCIA, MÉTODO CIENTÍFICO E SUAS ETAPAS

Olá, iniciarei o blog com as postagens:
**CIÊNCIAS E MÉTODO CIENTÍFICO

**ETAPAS DO MÉTODO CIENTIFICO

 

Ciência e Método Científico:

A Ciência é um sistema organizado de conhecimento adquirido por meio da observação, experimentação e análise rigorosa. Ela busca compreender o funcionamento do mundo natural, formulando teorias e leis que explicam os fenômenos que observamos ao nosso redor.

O Método Científico, cujo nome deriva do grego antigo μέθοδος (méthodos), é uma abordagem sistemática e organizada usada pelos cientistas para investigar e compreender fenômenos naturais. "Método" é formado por μετά (metá), que significa "depois" ou "que segue", e οδός (hodós), que significa "caminho". Portanto, o Método Científico é literalmente um "caminho para se chegar a um fim", um processo que segue um caminho para alcançar um objetivo específico.

O Método Científico se baseia em dados como o carbono-14 e o potássio-argônio para realizar descobertas e investigações precisas. Envolve várias etapas, incluindo observação, formulação de hipóteses, experimentação controlada, coleta e análise de dados, e formulação de conclusões baseadas em evidências. É caracterizado pela objetividade, rigor e repetibilidade dos experimentos, garantindo que as descobertas científicas sejam confiáveis e verificáveis.

Em resumo, a Ciência utiliza o Método Científico como uma ferramenta fundamental para conduzir investigações e expandir nosso conhecimento sobre o mundo natural.



Etapas do método cientifico

O método científico é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequência lógica e organizada, para estudar os fenômenos.

As principais etapas do método científico seguidas pela maioria dos cientistas do mundo são:

Vejamos em que consiste basicamente cada uma delas:

* Observação: Diante de algum sistema ou alguma situação que ocorre na natureza, o cientista é levado pela curiosidade e pela necessidade a buscar formas de entender o que leva aquilo a acontecer. Assim, a partir da observação, que pode ser a olho nu ou com a utilização de instrumentos, como o microscópio, o cientista começa a formular questões.

Por exemplo, observa-se que a maioria das folhas é verde. Então, a seguinte questão poderia ser levantada: Por que as folhas são verdes?”.

* Hipótese: Na tentativa de responder à questão ou às questões levantadas, o cientista passa a tentar dar uma possível resposta que explique o fenômeno observado. Essa é a hipótese, ou seja, afirmações prévias para explicar os fenômenos.

Por exemplo, para responder à pergunta “Por que as folhas são verdes?”, o cientista poderia levantar a seguinte hipótese: “Alguma substância está presente em todas as folhas verdes e é responsável por lhes conferir essa cor.”.

* Experiências: Para verificar que a hipótese levantada é realmente verdadeira, o cientista ou a equipe de cientistas realiza vários experimentos controlados, cujos dados são medidos cuidadosamente e anotados. As experiências podem confirmar a hipótese ou mostrar que ela não é verdadeira e deve ser descartada. Assim, outra hipótese poderá ser levantada e outros experimentos serão realizados.

Com os avanços tecnológicos, atualmente existem muitos aparelhos que tornam essas experiências mais precisas e confiáveis.

Por exemplo, para comprovar a hipótese de que alguma substância confere a cor verde às folhas, poderiam ser realizados experimentos para isolar alguns compostos presentes em todas as folhas verdes e verificar se alguma dessas substâncias não estaria presente nas folhas que são de outras cores.

* Lei: Depois de analisar cuidadosamente os resultados obtidos com os experimentos, o cientista tira algumas conclusões. Se comprovar que determinado fenômeno repete-se após certo número de experiências, ele pode formular uma lei. Isso significa que ele descreverá os eventos que ocorrem de modo uniforme e invariável, mas não explicará por que eles ocorrem.

Por exemplo, o cientista pode formular a seguinte lei: “Todas as folhas verdes possuem a substância clorofila”.

* Teoria: É a explicação para a lei. A teoria explica não só a questão levantada no início, mas também todas as que surgiram durante as experiências e até mesmo prevê possíveis situações relacionadas.

Por exemplo, uma teoria seria: “O tom esverdeado das folhas ocorre porque elas produzem grande quantidade do pigmento clorofila. A estrutura da clorofila possui o íon Mg2+, que é o responsável pela cor verde, pois ele absorve bem os comprimentos de ondas das cores vermelha, laranja, azul e violeta, mas reflete grande parte da luz verde, que é a cor que nós enxergamos.”







Comentários

Mensagens populares